Cláudia Viegas

Professora Adjunta na Escola Superior Hotelaria e Turismo do Estoril, licenciada em Dietética, Mestre em Saúde Pública, especialização em Promoção e Proteção da Saúde, Doutorada em Ciências da Vida ela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade nova de Lisboa. Lecciona várias UC no Mestrado em Qualidade Segurança Alimentar em Restauração, Mestrado de Inovação em Artes Culinárias, Curso de Produção Alimentar em Restauração (Saúde e Alimentação, Fisiologia, Nutrição e Dietética).

Os seus principais interesses de investigação estão relacionados com Saúde Pública, em particular o que se relaciona com com a Promoção e Proteção da Saúde em relação à Alimentação, Nutrição e Estilos de Vida, especificamente as estratégias que permitam investir numa alimentação equilibrada e uma boa nutrição e saúde. Uma das principais áreas de investigação atual tem sido na redução do consumo de sal, em particular ao nível da restauração.

 

 

 

Sara Moreno Pires

Sara Moreno Pires é Investigadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro no Programa “CeNTER-Redes e Comunidades para a Inovação Territorial”. É também docente Convidada do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA desde 2016. É doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (Universidade de Aveiro, Portugal), Mestre em Desenvolvimento e Planeamento (University College London, Reino Unido) e Licenciada em Economia (Universidade de Coimbra, Portugal).

É atualmente diretora executiva da Organização Casa Comum da Humanidade e  coordenadora científica do projeto da “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, desenvolvido na Universidade de Aveiro, em parceria com a Global Footprint Network, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e diversos municípios. Tem centrado a sua investigação nas políticas de desenvolvimento sustentável e no papel dos indicadores de sustentabilidade na governação local, com vários artigos científicos publicados na área do desenvolvimento sustentável. Colaborou ou colabora em inúmeros projetos de investigação nacionais e internacionais e tem tido um papel ativo na colaboração com Câmaras Municipais, ONGs e empresas na área do desenvolvimento sustentável.

 

____________________

Sara Moreno Pires is a researcher at the Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies (GOVCOPP) of the University of Aveiro in Portugal, in the research project “CeNTER- Community-led Networks for territorial innovations”. She is also an invited Assistant Professor at the Department of Social, Political and Territorial Sciences of the University of Aveiro since 2016. She holds a PhD in Applied Environmental Sciences (University of Aveiro, Portugal), a MSc in Development and Planning: Environment and Sustainable Development (University College London, UK) and a BSc in Economics (University of Coimbra, Portugal).

Currently, she is the Deputy Director of Common Home of Humanity and the scientific coordinator of the Ecological Footprint of Portuguese Municipalities project, developed by a strategic partnership among Global Footprint Network, the Portuguese ENGO ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável and the University of Aveiro. She particularly focuses her research on public policies for urban sustainability, territorial innovation for sustainable development, indicators of sustainable development and local governance quality. She participates in several national and international projects and is the author and co-author of several articles on sustainability and local governance in international journals. She has also been collaborating in sustainability projects with Local Councils, NGOs and private companies.

 

 

Carla Afonso

Carla Alexandra Gomes Afonso
Nutricionista (CP 0116N)
Nutricionista na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP)
Doutorada em Nutrição Clínica, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da
Universidade do Porto
Mestre em Saúde Publica, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Licenciatura em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da
Universidade do Porto
Docente convidada da Licenciatura em Educação Social na Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico do Porto, entre 1998 e 2007
Docente convidada da Licenciatura em Enfermagem e da Licenciatura em Farmácia na Escola
Superior de Saúde Jean Piaget, Instituto Piaget, Vila Nova de Gaia, entre 2004 e 2005
Autora e co-autora de artigos científicos publicados em revistas cientificas e comunicações
orais/posters apresentados em congressos nacionais e internacionais

 

Carla Alexandra Gomes Afonso
Nutritionist (CP 0116N)
Nutritionist in Portugal Prison Services (DGRSP)
PhD in Clinical Nutrition, Faculty of Nutrition and Food Sciences, University of Porto
Master in Public Health, Faculty of Medicine, University of Porto
Degree in Nutrition Sciences, Faculty of Nutrition and Food Sciences, University of Porto
Invited teacher in the Social Education Degree at the Higher School of Education of the
Polytechnic Institute of Porto, between 1998 and 2007
Invited teacher in the Nursing degree and Pharmacy degree at the Jean Piaget School of Health,
Piaget Institute, Vila Nova de Gaia, between 2004 and 2005
Author and co-author of scientific articles published in scientific journals and oral
communications / posters presented at national and international congresses

 

Célia Rocha

Vânia Ribeiro

Vânia Ribeiro é doutorada em Qualidade Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa, licenciada em Biociências – Ciências da Nutrição pela Escola Superior de Biotecnologia  da Universidade Católica do Porto. Professora adjunta da Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Investigadora no CiTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology (Politécnico de Leiria).

 

Iva Marques Lopes

Formação académica e situação profissional atual: Licenciada em Ciências da Nutrição  (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto).  Doutoramento em Fisiologia e Alimentação (Faculdade de Farmácia da Universidade de Navarra, Espanha).  Atualmente Professora com Agregação na área de Nutrição e Bromatologia, na Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto  da Universidade de Saragoça (Espanha).

Historial investigador:

Colaboradora investigadora da Cohorte SUN, https://www.unav.edu/documents/16089811/17753288/Noticiario2006.pdf (2005-2007). Membro do Grupo de Investigação  do Governo de Aragão “Dislipidemias Primarias” (2010-2012). http://www.biomedaragon.com/dislipemias-primarias/.

Atualmente integra o Grupo Consolidado de Investigação “A06_17R-Análisis y evaluación de la seguridad alimentaria (AESA), Línea 11, Alimentos funcionales, nutrición y salud” . https://ia2.unizar.es/grupo-investigacion/a0617r-analisis-y-evaluacion-de-la-seguridad-alimentaria-aesa.

Dedicou varios anos ao desenvolvimento e publicação de  materiais  relacionados com intercâmbios de alimentos e imagens de alimentos para uso em consulta, investigação e docência, sendo  coautora do “Álbum fotográfico de porciones de alimentos” e do libro “Sistema de intercambios para la confección de dietas y planificación de menús” http://www.intercambiodealimentos.com/?p=autores y  Directora do curso de pós-graduação relacionado com o mesmo assunto https://www.nutrinfo.com/curso_sistema_intercambio_alimentos_2020/curso_sistema_intercambio_alimentos_2020.php.

Autora de recentes publicações em revistas científicas de elevado impacto (Quartil 1) sobre o desenvolvimento e aplicação das listas de intercambios de alimentos para a elaboração de dietas: doi: 10.1016/j.jand.2016.09.008,  doi: 10.1016/j.jand.2017.04.010, doi: 10.1016/j.jand.2017.07.020, doi: 10.3390./nu11010058, doi: 10.3390/nu11010043.

Informação adicional mais relevante:

Diretora do Curso de Nutrição Humana e Dietética da Universidade de Zaragoza (2004-2007 y 2008-2012).

Vicepresidente (2006-2010) e Presidente da Asociação Nacional Espanhola de Faculdades de Nutrição Humana y Dietetica (2010-2014) http://www.cddnhyd.es/antecedentes/.

Directora da Revista Espanhola de Nutrição Humana e Dietética (2012-2016) http://www.fedn.es/a-actuacion/a-c-cientifico/renhyd-org.

Patrona e Académica Honorífica da Academia Española de Nutrição e dietética (desde 2017) http://www.academianutricionydietetica.org/academico.php?id=85.

Membro do Comité Científico da Asociaçao Nacional “5 al día” (desde 2008) http://www.5aldia.org/apartado-p.php?ro=930&sm=677.

Membro da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior  A3ES https://www.a3es.pt/sites/default/files/CV_IvaMarquesLopes.pdf (desde 2016).

Joana Sousa

Nutricionista e doutorada em Saúde Pública, ramo de nutrição. Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Laboratório de Nutrição). Experiência de ensino e investigação desde 2001 com foco nas áreas da nutrição e saúde pública e particular interesse na infância. Membro da Unidade de Investigação FCT – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autora e coautora de publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais com predominância na temática da saúde pública e nutrição e membro de comissão organizadora e/ou cientifica de vários eventos científicos nacionais e internacionais na área da nutrição. Integra e integrou projetos nacionais e europeus financiados.

 

Nutritionist and PhD in Public Health (focus on nutrition – childhood obesity). Professor at the Faculty of Medicine – University of Lisbon (Nutrition Laboratory). Experience teaching and research since 2001 with focus on nutrition and public health area and particular interest in childhood and adolescence. Member of the FCT Research Unit – Institute of Environmental Health, Faculty of Medicine – University of Lisbon. Author of national and international scientific publications and communications with a predominance in the subject of public health and nutrition and member of the scientific and organization committee of several national and international scientific events in the area of nutrition. Member of national and European financed projects.

Ana Faria

Ana Catarina Vaz Pinheiro de Furtado Faria, Nutricionista, concluiu a licenciatura em Ciências
da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em
Outubro de 2005, tendo obtido o mestrado em Nutrição Clínica na Faculdade de Medicina da
Universidade de Coimbra em Maio de 2011 e concluído o doutoramento em Nutrição Clínica na
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em Setembro de 2017.
Dedicou grande parte do seu percurso profissional à Nutrição Clínica, nomeadamente na área da
Pediatria, no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra,
cumulativamente com atividade docente em licenciaturas da sua área de formação. Desde
Novembro de 2018, encontra-se com dedicação exclusiva ao ensino superior politécnico como
Professora Adjunta Convidada do Departamento de Dietética e Nutrição da Escola Superior de
Tecnologia da Saúde de Coimbra.

 

Catarina Sousa Guerreiro

Catarina Sousa Guerreiro is a full associate professor at faculty of medicine of Lisbon University and clinical nutritionist at the Champalimaud Foundation. She has a Master Degree in Clinical Nutrition, followed by a PhD in Nutrition with published work in the fields of nutrigenetics and intestinal diseases. She is a lecturer at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon, currently coordinator of the Degree in Nutrition Sciences of this institution and member of the Scientific Committee of the Master’s Degree in Clinical Nutrition, since 2006 she maintains an intense pedagogical activity with undergraduate students, Masters and PhD in the area of nutrition, but also in the medical field. Started clinical activity in 2003, and since then keeps an outpatient care activity to the outpatients. Since 2015 integrates the clinical staff of the Champalimaud Foundation. During this period she collaborated in different research projects, having published several scientific articles in national and international journals. She was a researcher at the nutrition and metabolism unit of iMM, currently belonging to the Environmental Health Institute. Her areas of interest focus on studying the impact of nutrition on the risk and development of intestinal and rheumatologic diseases. It has sought over the years to acquire continuing education on leading national and international institutions such as the European Society for Clinical Nutrition and Metabolism and King’s College London School of Medicine. Currently she is a member of the General Council of the Order of Nutritionists.

 

Catarina Sousa Guerreiro é Professora Associada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e Nutricionista da Fundação Champalimaud. É mestre em Nutrição Clínica e doutorada em Nutrição na área da nutrigenética aplicada a doenças intestinais.
É docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, atual coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição desta Instituição e membro da Comissão Científica do Mestrado em Nutrição Clínica, mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento da área da nutrição, mas também da área médica. Iniciou atividade clínica em 2003 mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integra desde 2015 o corpo clínico da Fundação Champalimaud.
Durante este período colaborou em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais. Foi investigadora na unidade de nutrição e metabolismo do IMM, pertencendo atualmente ao Instituto de Saúde Ambiental.
As suas áreas de interesse centram-se no estudo do impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças intestinais e reumatológicas. Tem procurado ao longo dos anos adquirir formação contínua, em instituições nacionais e internacionais de referência como a European Society for Clinical Nutrition and Metabolism e King’s College London, S

 

 

 

João Costa Leite

Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Doutorado em Nutrição Humana pela University College Dublin

É atualmente professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa onde é responsável pelas unidades curriculares de Política Nutricional, Epidemiologia Nutricional e Métodos de Avaliação da Ingestão Alimentar e investigador integrado no CINTESIS – Center for Health Technology and Services Research

 

_______________________________________________________________

 

Bsc in Nutritional Sciences,   Faculty of Nutrition and Food Sciences,  University of Porto

PhD Human Nutrition, University College Dublin

Currently an assistant professor of Food Policy, Nutritional Epidemiology and Nutritional Research Methods in University Fernando Pessoa and a research scientist in CINTESIS – Center for Health Technology and Services Research