A educação em meio escolar e a figura do nutricionista escolar
Acta Portuguesa de Nutrição 2020, 20, 20-26 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2020.2004
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Resumo
Apesar de uma certa evolução positiva, Portugal continua a ser um dos países europeus com maior prevalência de excesso de peso (incluindo obesidade). Acredita-se que a principal solução deverá passar pela educação alimentar nas escolas, espaços privilegiados onde se reúnem as condições necessárias à aplicação de projetos bem estruturados e baseados nas necessidades de cada comunidade.
Nos últimos anos, tem-se verificado um acréscimo de publicações relativas a intervenções portuguesas em educação alimentar nas suas várias vertentes e, maioritariamente, através do trabalho direto dos Nutricionistas. Ao longo desta revisão, estes são colocados em evidência por se apresentarem como profissionais capazes e à altura do desafio, em meio escolar.
Palavras-chave: Crianças, Educação alimentar, Meio escolar, Nutricionista escolar, Promoção da saúde