NUTLY: um instrumento baseado em fotografias para medição da literacia nutricional

NUTLY: a photograph-based instrument to measure nutrition literacy

Sofia Sousa, Gabriela Albuquerque, Milton Severo, Ana Rute Costa, Pedro Moreira, Nuno Lunet e Patrícia Padrão

Acta Portuguesa de Nutrição 2024, 39, 68-84 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2024.3912

Visualizações: 297 | Downloads PDF: 95


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

A literacia nutricional é um componente fulcral da literacia em saúde, e tem sido associada positivamente à prática de uma alimentação saudável. Os instrumentos atuais de medição deste conceito têm a desvantagem de depender bastante da capacidade dos participantes para ler ou fazer cálculos matemáticos, dificultando a sua aplicação em indivíduos com baixa escolaridade. Avaliam apenas conhecimentos teóricos, pelo que também não refletem diretamente a relação entre estes conhecimentos e a capacidade de fazer escolhas alimentares adequadas. O projeto NUTLY pretendeu ultrapassar algumas destas limitações, através do desenvolvimento de um instrumento de medição da literacia nutricional baseado em fotografias, e validação para aplicação na população adulta residente em Portugal. O instrumento NUTLY tem como premissa a comparação de alimentos com diferentes perfis nutricionais, focando-se em conhecimentos e competências com relevância prática para a escolha alimentar. O objetivo do presente artigo é divulgar esta ferramenta entre profissionais de saúde a exercer funções em Portugal, bem como discutir as suas principais potencialidades de aplicação (nomeadamente nos contextos da educação alimentar, saúde pública, investigação científica e nutrição clínica).

Abstract

Nutrition literacy is a key component of health literacy and has been positively associated with healthier eating practices. However, the existing measurement tools depend greatly on the participants' ability to read or do mathematical calculations, thus being difficult to apply in people with low education levels, or they only assess theoretical knowledge, not directly reflecting the relationship between this knowledge and the ability to make appropriate food choices. The NUTLY project intended to develop and validate a photograph-based instrument for measuring nutrition literacy in the adult population living in Portugal. Its premise is the comparison of foods with different nutritional profiles, that way focusing on knowledge and skills with practical relevance for food choice. This article aims to disseminate this tool among health professionals working in Portugal as well as to discuss its potential, namely in the public health, food education, scientific research and clinical nutrition contexts.

Palavras-chave: Instrumento de medição, Literacia nutricional, Measurement tool, NUTLY, Nutrition literacy, Portugal