Nutrition UP 65 – nutritional strategies facing an older demography: framework and methodological considerations

Teresa F Amaral, Alejandro Santos, Ana S Sousa, Rita S Guerra, Luísa Álvares, Rui Valdiviesso, Patrícia Padrão, Cláudia Afonso, Cátia Martins, Graça Ferro, Nuno Borges e Pedro Moreira

Acta Portuguesa de Nutrição 2016, 5, 08-11 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2016.0502

Visualizações: 75 | Downloads PDF: 9


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

Introdução: A população portuguesa está a envelhecer e pouco se sabe sobre o estado nutricional dos idosos. Além disso, os escassos dados disponíveis revelam que os profissionais de saúde, bem como os cuidadores, poderão beneficiar de conhecimentos avançados sobre nutrição.

Objetivos: Nutrition UP 65 tem como objetivos (1) melhorar o conhecimento sobre o estado nutricional dos idosos portugueses, especificamente sobre o estado de desnutrição, de sarcopenia, de fragilidade, de obesidade, de hidratação e de vitamina D, e (2) capacitar profissionais de saúde e cuidadores para lidarem com o estado nutricional das pessoas idosas.

Metodologia: Foi utilizado um método de amostragem por clusters, representando a estrutura populacional dos idosos portugueses para a idade, o sexo, o nível de escolaridade e a área regional (NUTS II). Recolheram-se dados sociodemográficos, clínicos e antropométricos, sobre o estado de hidratação e de vitamina D. Os profissionais de saúde e cuidadores receberam sessões educativas sobre nutrição para pessoas idosas.

Resultados: Recolheram-se dados sobre 1500 pessoas idosas, de dezembro de 2015 a junho de 2016. Os resultados serão divulgados a nível nacional e internacional.

Conclusões: Os dados do Projeto Nutrition UP 65 fornecerão evidência científica para a implementação de diretrizes nutricionais para monitorar o estado nutricional dos idosos portugueses. Os profissionais de saúde e cuidadores ficarão assim mais qualificados para responder a problemas de saúde relacionados com a nutrição.



Palavras-chave: Conhecimento nutricional, Estado nutricional, Idosos, Nutrition UP 65