EDITORIAL

Nuno Borges e

Acta Portuguesa de Nutrição 2016, 5, 02 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2016.0501

Visualizações: 752 | Downloads PDF: 1


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

Na presente edição da Acta Portuguesa de Nutrição encontram-se publicados os resumos das comunicações e conferências apresentados no XV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Este evento, uma referência no panorama nacional nesta área, contou com cerca de 60 palestrantes, 100 comunicações livres e 1500 congressistas.

Os resumos destas intervenções, que aqui se apresentam, refletem o dinamismo e a diversidade atuais das Ciências da Nutrição e o interesse que vai despertando na sociedade em que se inserem. Refletem igualmente a diversidade de formações de base de todos os intervenientes, revelando novamente o carácter muito eclético da área das Ciências da Nutrição.

Destacamos neste curto texto o papel dos órgãos de comunicação social na divulgação pública dos mais recentes avanços nesta área, tema aliás que foi objeto de uma interessantíssima e muito participada mesa neste Congresso. Como já foi amplamente comentado, a avalanche de novos dados que invade continuamente a literatura científica acaba por encontrar muitas vezes eco nos órgãos de comunicação generalistas, dada a grande notoriedade pública deste tema. E aqui o desafio é tremendo, uma vez que fica muitas vezes patente a dificuldade de transmitir de forma simples e inteligível um tipo de conhecimento científico que é quase sempre circunscrito a condições específicas e, por isso, difícil de generalizar. Esta generalização e a procura de respostas do tipo sim/não, ambição legítima do jornalista generalista, apresenta muitas dificuldades, exigindo deste uma cultura científica importante por forma a garantir a transmissão de uma informação correta e, ao mesmo tempo, útil para todos. Este é um desafio também para os profissionais e para os investigadores, exigindo-lhes não só uma atualização permanente de conhecimentos como uma capacidade de comunicação impecável. Só desta forma podemos garantir que o centro da informação de referência na área das Ciências da Nutrição não se desloque para locais de menor credibilidade científica, não raramente ao sabor de modas, convicções e até interesses comerciais que nada têm que ver com ciência.

Por fim, e tal como já fizemos anteriormente, convidamos toda a comunidade para o próximo Congresso de Nutrição e Alimentação, o XVI, que terá lugar em Lisboa em maio de 2017.