Dificuldades alimentares de causa não orgânica na infância: determinantes, impacto na saúde e intervenção nutricional

Non-organic feeding difficulties in early childhood: determinants, impact on health and nutritional intervention

Vera Sá e Inês Tomada

Acta Portuguesa de Nutrição 2025, 41, 30-34 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2025.4106

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Resumo

As Dificuldades Alimentares na infância caracterizam-se por alterações do comportamento alimentar que variam desde recusa alimentar, ingestão seletiva, diminuição da quantidade de alimentos ingerida, a aversão a alimentos. Na maioria dos casos, as dificuldades alimentares manifestam-se até aos 6 anos de idade e podem apresentar-se como um problema isolado e transitório. Contudo, o subdiagnóstico e/ou a ausência de intervenção apropriada são preditores da sua persistência durante a infância e, eventualmente, ao longo da adolescência e vida adulta.

Esta revisão, tem como principal objetivo, a caracterização das Dificuldades Alimentares de causa não-orgânica mais frequentes na infância, designadamente Picky Eating, Neofobia Alimentar e Seletividade Alimentar, e a compreensão dos seus determinantes. Pretende-se também alertar para importância da sua identificação precoce e da implementação de critérios de classificação, diagnóstico e tratamento. Sucintamente, descreve-se o impacto das Dificuldades Alimentares na saúde da criança, e apresentam-se algumas propostas de intervenção nutricional. Para o efeito, realizou-se uma revisão da literatura que pretendeu identificar artigos publicados em inglês e português através das bases de dados MEDLINE (Pubmed), Elsevier e Google Scholar. Foram selecionados 23 artigos, publicados entre 2008 e 2024.

Apesar da inexistência de critérios de classificação e diagnóstico bem definidos, as manifestações clínicas das três dificuldades alimentares mais frequentes na infância são distintas. Enquanto a neofobia alimentar se caracteriza pela rejeição alimentos novos ou desconhecidos, o picky eating e a seletividade alimentar caracterizam-se pela limitação da aceitação e ingestão de alimentos, de forma mais severa e persistente na seletividade alimentar. Porém, todas elas cursam com compromisso na aquisição de hábitos alimentares nas crianças, impactando a qualidade da alimentação e, por conseguinte, a sua saúde a curto e a longo prazos.

Conclui-se que, devido ao impacto das Dificuldades Alimentares na saúde infantil, é essencial estabelecer critérios de diagnóstico claros. A sensibilização dos profissionais de saúde para medidas preventivas, como o aleitamento humano e a educação alimentar desde idades precoces, contribui para um desenvolvimento saudável e uma relação equilibrada com a alimentação. Dada a complexidade do tema, é necessária mais investigação que permita a definição de estratégias de intervenção nutricional.


Abstract

Feeding Difficulties in childhood are characterized by changes in eating behavior that range from food refusal, selective intake, decreased amount of food ingested, to aversion to food. In most cases, Feeding Difficulties are more frequent up to 6 years of age and may present as an isolated and transient problem. However, underdiagnosis and/or lack of appropriate intervention are predictors of its persistence during childhood and, eventually, throughout adolescence and adulthood.


This review's main objective is to characterize the most frequent Feeding Difficulties of non-organic cause in childhood, such as Picky Eating, Food Neophobia and Food Selectivity, and to understand their determinants. It is also intended to raise awareness of the importance of early identification and the implementation of classification, diagnosis and treatment criteria. Briefly, the impact of Feeding Difficulties on children's health is described, and some proposals for nutritional intervention are presented.


The different clinical manifestations of non-organic Feeding Difficulties do not all represent the same severity. While food neophobia is characterized by the rejection of new or unknown foods, picky eating and food selectivity are characterized by the limitation of food acceptance and intake, in a more severe and persistent way in food selectivity. However, all of them involve a commitment to acquiring eating habits in children, impacting the quality of their diet and, consequently, their health in the short and long term.


It is concluded that, due to the impact of Feeding Difficulties on children's health, it is essential to establish clear diagnostic criteria. Raising awareness among health professionals about preventive measures, such as breastfeeding and nutritional education from an early age, contributes to healthy development and a balanced relationship with food. Given the complexity of the topic, more research is needed to define nutritional intervention strategies.



Palavras-chave: Child, Childhood, Comportamento alimentar, Criança, Distúrbios alimentares da infância, Feeding and eating disorders of childhood, Feeding behavior, Food neophobia, Food preferences, Food selectivity, Idade pré-escolar, Infância, Neofobia alimentar, Picky eating, Preferências alimentares, Preschool, Seletividade alimentar