Adaptação e propriedades psicométricas de um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto

Adaptation and psychometric properties of a questionnaire on knowledge on general and sport nutrition

Marlene Morgado, Rui Poínhos e António Pedro Mendes

Acta Portuguesa de Nutrição 2022, 29, 52-59 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2022.2909

Visualizações: 852 | Downloads PDF: 94


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

Introdução: O conhecimento em nutrição é um determinante modificável do comportamento alimentar, importante para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e diferenciadores na otimização do desempenho desportivo.

Objetivos: Traduzir e adaptar um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto e estudar as suas propriedades psicométricas.

Metodologia: Procedeu-se à tradução, retrotradução e adaptação do instrumento, incluindo a redução do número de itens com base na aplicação a estudantes do ensino superior (n = 238) de três áreas de conhecimentos distintos: nutrição (n = 46), engenharia (n = 118) e letras (n = 74), e estudaram-se as suas propriedades psicométricas: validade de conteúdo, validade de grupos mistos, validade fatorial e consistência interna.

Resultados: O conteúdo do questionário foi analisado por um conjunto de avaliadores através de uma análise qualitativa e quantitativa, que resultou num coeficiente de validade de conteúdo de 0,90. Através da avaliação da diferença de conhecimentos entre os três grupos, e de acordo com a análise da consistência interna e análise fatorial, dos 90 itens que compunham o questionário inicial foram excluídos 48. Foram repetidas as análises fatorial e de consistência interna para a versão final com 42 itens. O questionário apresenta, para cada uma das secções (nutrição geral e nutrição no desporto), uma estrutura unifatorial e boa consistência interna (valores de alfa de Cronbach de 0,883 e 0,720, respetivamente).

Conclusões: Este estudo gerou uma versão mais curta e com boas propriedades psicométricas de um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto. A sua aplicação permitirá aos profissionais da área analisar as diferenças de conhecimentos entre atletas de diferentes sexos e desportos, estabelecendo assim estratégias educacionais mais direcionadas e efetivas.


Abstract












Introduction: Nutrition knowledge is a modifiable determinant of eating behavior, important to the development of healthy eating habits that may be differentiating in the optimization of athletes’ performance.


objectives: To translate and adapt a questionnaire on general and sport nutrition knowledge and to study its psychometric properties.


Methodology: We performed the translation, back-translation and adaptation of the instrument, including the reduction of the number of items based on its application to higher education students (n = 238) from three different areas of knowledge: nutrition (n = 46), engineering (n = 118) and linguistics (n = 74), and studied its psychometric properties: content validity, mixed groups validity, factorial validity and internal consistency.


Results: The questionnaire’s content was analyzed by a group of evaluators through a qualitative and quantitative analysis, which resulted in a content validity coefficient of 0.90. Through the assessment of the difference in knowledge between the three groups, and according to the internal consistency and factor analysis, from the 90 items in the initial questionnaire 48 were excluded. The factor analysis and internal consistency were repeated for the final version with 42 items. The questionnaire presents, for each section (general nutrition and sport nutrition), a unifactorial structure and good internal consistency (Cronbach's alpha values of 0.883 and 0.720, respectively).


Conclusions: This study led to a shorter and with good psychometric properties version of a questionnaire on general and sports nutrition knowledge. Its application will allow professionals in the field to evaluate differences in knowledge between athletes of different sexes and sports, thus establishing more effective and directed educational strategies.





 













Palavras-chave: Adaptação, Adaptation, Conhecimentos, General nutrition, Knowledge, Nutrição geral, Nutrição no desporto, Propriedades psicométricas, Psychometric properties, Sports nutrition