Impacto económico, social e ambiental do desperdício alimentar em escolas do distrito de Viana do Castelo

Economic, Social and Environmental Impact of Food Waste in the Schools of the Viana do Castelo District

Catarina Martins, Liliana Fernandes, Susana Karim, João Paulo Monteiro, Manuel António Cerqueira, Cláudia Reis, Joana Cunha, Miguel Cerqueira e Marta Pinto

Acta Portuguesa de Nutrição 2025, 40, 06-10 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2025.4002

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Resumo

Introdução: É reconhecido a nível mundial que o desperdício alimentar é um problema global, com elevado impacto económico, social e ambiental e, consequentemente, de grande importância para a sustentabilidade alimentar e do planeta. Sendo também este problema reconhecido pelas escolas, e sendo estas espaços por excelência de educação das nossas crianças e jovens, determinar de que forma o desperdício alimentar por eles gerado na refeição escolar pode ter impacto no seu futuro, é essencial para a consciencialização daqueles que são o futuro do país e do planeta.

Objetivos: Este estudo pretende estimar o impacto económico, social e ambiental do desperdício alimentar em 3 escolas do distrito de Viana do Castelo.

Metodologia: Foi avaliado o desperdício alimentar da refeição do almoço, através da quantificação do peso da refeição produzida, peso das sobras e peso dos restos, em 3 escolas, num total de 15 dias de avaliação, 5 dias seguidos ou interpolados em cada escola. Através deste, foi estimado o custo, a correspondente pegada de carbono e hídrica gerada, assim como o número de alunos que poderiam ser alimentados com este desperdício.

Resultados: Estimou-se que os 873 kg de desperdício alimentar gerado têm um custo diário de 140 euros, com os quais poderiam ser alimentados 93 alunos. Diariamente são desperdiçados, aproximadamente, 488 m3 de água e emitidos 198 kg de equivalentes de CO2.

Conclusões: O desperdício alimentar apurado nas 3 escolas em análise representa um grande impacto no seu orçamento anual, sendo extremamente elevado a nível ambiental. Urge determinar as suas causas e encontrar estratégias que permitam a sua redução, sem descurar a promoção de uma refeição escolar saudável e equilibrada do ponto de vista nutricional.


Abstract

Introduction: It is worldwide recognized that food waste is a global problem, with a high economic, social and environmental impact and, consequently, of great importance for food and planet sustainability. As schools also recognize this problem, and as privileged space of education of our children and young people, understanding the impact of food waste generated in school meals on their future is essential for the awareness of those who are the future of our country and our planet.


Objectives: This study aimed to estimate the economic, social and environmental impact of food waste in 3 schools in Viana do Castelo district.


Methodology: The food waste of the lunch meal was evaluated through the quantification of the weight of the meal produced, leftovers and plate waste, in the 3 schools, in a total of 15 days, 5 consecutive or interpolated. Through this, it was estimated the cost and the carbon and water footprint that this food waste produces, as well as the number of students who could be fed with it.


Results: It was estimated that the 873 kg of food waste produced has a daily cost of 140 euros, which could feed 93 students. Approximately 488 m3 of water is wasted daily and 198 kg of CO2 equivalents are emitted.


Conclusions: The food waste found in the 3 schools under analysis represents a great impact on their annual budget, being extremely high at an environmental level. It is urgent to determine the causes of food waste and find strategies to reduce it, without neglecting the promotion of a healthy and nutritionally balanced school meal.



Palavras-chave: Desperdício alimentar, Economic and Social Impact, Económico e Social, Environmental, Food waste, Impacto Ambiental, Refeições escolares, School lunch