Good Food, Good Loop: intervenção intermunicipal para o combate ao desperdício alimentar em contexto escolar

Good Food, Good Loop: an intermunicipal intervention to tackle food waste in school settings

Inês Coutinho, Telma Nogueira, Beatriz Ribeiro dos Santos, Raquel Janete Ferreira, Maria Vicente, Ana Pêso, Carla Araújo, Mariana Liñan Pinto, Vitória Dias da Silva, Joana Oliveira e Joana Sousa

Acta Portuguesa de Nutrição 2025, 41, 12-17 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2025.4103

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Resumo

Introdução: As refeições escolares representam um desafio para a sustentabilidade ambiental e uma oportunidade para combater o desperdício alimentar, proporcionando benefícios de saúde.

Objetivos: Descrever e avaliar uma intervenção intermunicipal com metodologia de investigação participada de base comunitária no combate ao desperdício alimentar em contexto escolar.

Metodologia: Capacitaram-se alunos do ensino profissional em duas escolas públicas do ensino básico dos municípios de Sintra e de Figueira de Castelo Rodrigo para realizar sessões de educação alimentar a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e participar na avaliação do desperdício alimentar no refeitório. Foi avaliado o desperdício alimentar das turmas do 1.º ciclo do ensino básico e realizada avaliação de processo.

Resultados: A intervenção intermunicipal Good Food, Good Loop envolveu 11 turmas do 1.º ciclo (187 alunos), 4 turmas do ensino profissional (35 alunos) e 22 professores. O desperdício de prato foi avaliado antes e após a intervenção, sem diferenças significativas (29,4% antes e 30,1% após). Foram realizadas três assembleias e elaborado um Manual de Atividades. A maioria dos alunos do 1.º ciclo (60,6%) e do ensino profissional (76,5%) percecionaram redução do seu desperdício alimentar, e todos os professores (100%) consideraram a intervenção importante, recomendando a sua implementação.

Conclusões: Identificou-se o desperdício de prato de aproximadamente 30% do almoço escolar. Reduzir o desperdício alimentar no refeitório escolar é essencial para a saúde populacional e ambiental. A cooperação intermunicipal, a colaboração entre alunos de diferentes idades e o envolvimento ativo da comunidade escolar revelam-se estratégias promissoras para o futuro.


Abstract

Introduction: School meals represent a challenge for environmental sustainability and an opportunity to tackle food waste, while providing health benefits.


Objectives: To describe and evaluate an intermunicipal intervention following a community-based participatory research methodology to tackle food waste in school canteens.


Methodology: In two public schools in the municipalities of Sintra and Figueira de Castelo Rodrigo, vocational education students were trained to conduct food education sessions for primary school students and participate in the evaluation of food waste in the school canteen. Food waste was assessed in 11 classes before and after the intervention, along with a process evaluation.


Results: The Good Food, Good Loop intermunicipal intervention involved 11 primary school classes (187 students), 4 vocational education classes (35 students), and 22 teachers. Plate waste was assessed before and after the intervention, with no significant differences (29.4% before and 30.1% after). Three assemblies were held, and an Activity Manual was developed. The majority of primary school students (60.6%) and vocational students (76.5%) believe they have reduced their food waste, and all teachers (100%) considered the intervention important, recommending its implementation.


Conclusions: Plate waste of approximately 30% was identified. Reducing food waste in the school canteen is essential for both population and environmental health. Intermunicipal cooperation, collaboration between students of different ages, and active involvement of the school community are emerging as promising strategies for the future.



Palavras-chave: Community-based participatory research, Desperdício alimentar, Food waste, Health promotion, Investigação participada de base comunitária, Promoção de saúde, Refeitório escolar, School canteen