Good Food, Good Loop: intervenção intermunicipal para o combate ao desperdício alimentar em contexto escolar - Metadata
DUBLIN CORE | PKP METADATA ITEMS | METADATA FOR THIS DOCUMENT |
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Title | Title of document | Good Food, Good Loop: intervenção intermunicipal para o combate ao desperdício alimentar em contexto escolar |
Creator | Author's name | Inês Coutinho |
Creator | Author's name | Telma Nogueira |
Creator | Author's name | Beatriz Ribeiro dos Santos |
Creator | Author's name | Raquel Janete Ferreira |
Creator | Author's name | Maria Vicente |
Creator | Author's name | Ana Pêso |
Creator | Author's name | Carla Araújo |
Creator | Author's name | Mariana Liñan Pinto |
Creator | Author's name | Vitória Dias da Silva |
Creator | Author's name | Joana Oliveira |
Creator | Author's name | Joana Sousa |
Subject | Keyword(s) | Community-based participatory research; Desperdício alimentar; Food waste; Health promotion; Investigação participada de base comunitária; Promoção de saúde; Refeitório escolar; School canteen |
Description | Abstract | Introdução: As refeições escolares representam um desafio para a sustentabilidade ambiental e uma oportunidade para combater o desperdício alimentar, proporcionando benefícios de saúde. Objetivos: Descrever e avaliar uma intervenção intermunicipal com metodologia de investigação participada de base comunitária no combate ao desperdício alimentar em contexto escolar. Metodologia: Capacitaram-se alunos do ensino profissional em duas escolas públicas do ensino básico dos municípios de Sintra e de Figueira de Castelo Rodrigo para realizar sessões de educação alimentar a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e participar na avaliação do desperdício alimentar no refeitório. Foi avaliado o desperdício alimentar das turmas do 1.º ciclo do ensino básico e realizada avaliação de processo. Resultados: A intervenção intermunicipal Good Food, Good Loop envolveu 11 turmas do 1.º ciclo (187 alunos), 4 turmas do ensino profissional (35 alunos) e 22 professores. O desperdício de prato foi avaliado antes e após a intervenção, sem diferenças significativas (29,4% antes e 30,1% após). Foram realizadas três assembleias e elaborado um Manual de Atividades. A maioria dos alunos do 1.º ciclo (60,6%) e do ensino profissional (76,5%) percecionaram redução do seu desperdício alimentar, e todos os professores (100%) consideraram a intervenção importante, recomendando a sua implementação. Conclusões: Identificou-se o desperdício de prato de aproximadamente 30% do almoço escolar. Reduzir o desperdício alimentar no refeitório escolar é essencial para a saúde populacional e ambiental. A cooperação intermunicipal, a colaboração entre alunos de diferentes idades e o envolvimento ativo da comunidade escolar revelam-se estratégias promissoras para o futuro. |
Publisher | Organizing agency | Acta Portuguesa de Nutrição |
Date of Reception | (YYYY-MM-DD) | 2024-10-29 |
Date of Acceptance | (YYYY-MM-DD) | 2025-06-30 |
Type | Status & genre | article |
Format | File format | |
Identifier | Uniform Resource Identifier | https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-03_ao-pdf-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-3-2-2-2-2-2-3-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2/ |
Identifier | Digital Object Identifier (DOI) | https://doi.org/10.21011/apn.2025.4103 |
Source | Title Year, ed., pp. | Acta Portuguesa de Nutrição 2025, 41, 12-17 |