A metodologia de coaching aplicada às Ciências da Nutrição: Usos, potencialidades e controvérsias em Portugal

Tânia Magalhães, Lurdes Neves e Rui Poínhos

Acta Portuguesa de Nutrição 2018, 12, 26-31 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2018.1205

Visualizações: 977 | Downloads PDF: 57


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

Nas últimas décadas, a metodologia de coaching (treino) tornou-se numa das melhores estratégias para o desenvolvimento de competências. Mais recentemente, a sua aplicação às Ciências da Nutrição tem vindo a ganhar importância. O presente artigo visa apresentar o coaching enquanto metodologia aplicável às Ciências da Nutrição, as competências dos seus intervenientes, um modelo específico para esta área e definir os conceitos estruturantes do processo e a sua evidência nas Ciências da Nutrição. Pretende-se ainda desenvolver um posicionamento crítico acerca da utilização da metodologia neste contexto, particularmente numa perspetiva nacional.



Palavras-chave: Ciências da Nutrição, Modelo GROW,  Coachee (Treinado/treinando),  Coaching (Treino),  Coach (Treinador),  Nutrition Care Process