NUTRI-YOUNG: impacto dos contextos socioeconómicos nos hábitos alimentares, estilos de vida e satisfação corporal de adolescentes
NUTRI-YOUNG: impact of socioeconomic contexts on eating habits, lifestyles and body satisfaction of adolescents
Ana Semblano, Cláudia Silva e Andreia Oliveira
Acta Portuguesa de Nutrição 2024, 38, 10-17 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2024.3803
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Resumo
INTRODUÇÃO: A estruturação de comportamentos promotores de saúde, mas também de risco ocorre frequentemente na adolescência, assim como alterações na composição e imagem corporais. Estas modificações têm um papel determinante na saúde e qualidade de vida futura, pelo que a sua quantificação é essencial. OBJETIVOS: Avaliar comportamentos alimentares e outros estilos de vida de alunos do ensino secundário, a satisfação com a imagem corporal e o estado nutricional; estudar a agregação de estilos de vida menos saudáveis; estabelecer uma análise comparativa entre duas instituições de ensino de meios sociodemográficos distintos. METODOLOGIA: Foi conduzido um estudo transversal, comparativo entre duas instituições de ensino da área metropolitana do Porto (Portugal), uma Escola Profissional e uma Escola de Ensino Particular e Cooperativo. Os alunos, após consentimento do seu representante legal, responderam a questionários estruturados sobre as dimensões em estudo, incluindo um questionário de frequência alimentar validado. Foram efetuadas medições antropométricas por observadores treinados. RESULTADOS: Observou-se uma elevada prevalência de comportamentos de risco em ambas as instituições, particularmente na Escola Profissional, com contexto socioeconómico menos favorecido. No geral, estes parecem ter uma menor adesão a um padrão de estilos de vida mais saudável (média 2,36 vs. 2,73, p=0,021; âmbito variação: 0 a 5). As prevalências de inadequação de macro e micronutrientes foram significativamente superiores na Escola Profissional, embora ambas tenham uma inadequação de ingestão de sódio superior a 75%. A maioria dos alunos encontra-se insatisfeito com a sua imagem corporal (79,2% na Escola Profissional e 61,6% na Escola de Ensino Particular e Cooperativo, p=0,162). A prevalência de sobrecarga ponderal (excesso de peso e obesidade) foi elevada, superior a 30%. CONCLUSÕES: Existem diferenças relevantes nos hábitos alimentares e outros estilos de vida entre alunos de escolas de meios sociodemográficos distintos, que poderão servir de base futura à delineação de intervenções e contribuir para uma melhoria efetiva do ambiente escolar, que se espera promotor de saúde.Abstract
INTRODUCTION: The structuring of health-promoting behaviors, but also risky behaviors often occurs during adolescence, as well as changes in body composition and body image. All of these changes clearly have an important role in future health and quality of life, thus their quantification are of utmost importance.OBJECTIVES: To evaluate eating behaviors and other lifestyles of high school students, their satisfaction with body image and nutritional status; ii) to study the clustering of several less healthy lifestyles; iii) to establish a comparative analysis between two education institutions with different sociodemographic backgrounds.
METHODOLOGY: A cross-sectional study was conducted, comparative of two education institutions in the metropolitan area of Porto (Portugal), a Professional School and a Private and Cooperative School. The students, after consent from their legal representative, answered to structured questionnaires about the study dimensions, including a validated food frequency questionnaire. Anthropometric measurements were performed by trained observers.
RESULTS: There is a high prevalence of risk behaviors in both education institutions, particularly at the Professional School, with a less favored socioeconomic context. In general, these appear to have a less healthy pattern of lifestyles (mean 2.36 vs. 2.73, p=0.021; variation range: 0 to 5). The prevalence of macro and micronutrient inadequacy was significantly higher at the Professional School, although both institutions presented an inadequate intake of sodium above 75%. The majority were unsatisfied with their body image (79.2% Professional School; 61.6% Private and Cooperative School, p=0.162). The prevalence of students with overweight and obesity was high, higher than 30%.
CONCLUSIONS: There are relevant differences in eating habits and other lifestyles between students from schools with different sociodemographic background. This knowledge could help as a future basis for the development of interventions and contribute to an effective improvement of the school environment, expected to promote health.
Palavras-chave: Adolescence, Adolescência, Body image, Comportamentos alimentares, Eating habits, Estilos de vida, Imagem corporal, Lifestyles, Obesidade, Obesity