Introdução: O Brasil possui uma biodiversidade rica em compostos bioativos com potencial para uso como suplementos alimentares. A Mauritia flexuosa (buriti) é destaque entre as espécies frutíferas que apresentam estes compostos.
Objetivos: Demonstrar as propriedades das substâncias bioativas do buriti, destacando os seus benefícios para a saúde e analisando a sua aplicabilidade como componente em suplementos alimentares.
Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática através da consulta de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos (2014-2023) com levantamento bibliográfico nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ScienceDirect, e PubMed. Os descritores e palavras-chave utilizadas foram: Mauritia flexuosa; buriti; compostos bioativos; e suplemento alimentar.
Resultados: Para construção dos resultados foi incluído um total de 15 artigos avaliando as substâncias bioativas do fruto, através de um checklist que contemplou: finalidade de uso; descrição da análise da finalidade de uso; recomendação de uso; e comprovação de segurança de uso conforme evidências científicas, visando demonstrar que as substâncias bioativas podem ser aplicadas na qualidade de suplemento alimentar.
Conclusões: As substâncias presentes na Mauritia flexuosa possuem benefícios para a saúde como redução do colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade e triglicerídeos, redução do risco cardiovascular e inflamação. Possui níveis elevados de carotenoides, flavonoides, antocianinas, vitamina A e tocoferóis. A análise realizada conforme Resoluções da Diretoria Colegiada n.º 839/2023, 241/2018 e 429/2020 fortalecem a hipótese que os compostos bioativos do buriti auxiliam na promoção da saúde e apresentam os requisitos necessários para serem aplicados na qualidade de suplementos alimentares.
