EDITORIAL
Acta Portuguesa de Nutrição 2025, 41, 02 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2025.4101
Visualizações: 4 | Downloads PDF: 3
Resumo
O TEMPO DE DESCENTRALIZAR A NUTRIÇÃO
Sempre é tempo de descentralizar a atuação em nutrição. No passado mês de maio, foi também tempo de descentralizar a discussão da nutrição, com a deslocação do XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA) da Associação Portuguesa de Nutrição para Braga. O evento debateu a dimensão temporal das ciências da nutrição, sob o mote “O Tempo da Nutrição”, e marcou um momento significativo para a sua democratização espacial.
A escolha de Braga como cidade anfitriã constituiu uma declaração de intenções. Ainda que se situe no Norte - a região com maior proporção de membros efetivos da Ordem dos Nutricionistas (cerca de 39%) e próxima do Porto - representou uma alternativa aos habituais eixos de Lisboa e Porto, que têm acolhido a maioria dos congressos recentes. Esta descentralização efetivou-se não só na localização do congresso, mas também na composição dos atores do debate. As diferentes mesas integraram profissionais de diversas áreas geográficas, conferindo visibilidade e palco ao trabalho de excelência que é desenvolvido também em Braga e na sua região.
Convidamos os leitores a percorrer os resumos das diferentes mesas deste congresso publicados nesta edição, que abordaram a variável tempo sobre diversas perspetivas no contexto das ciências da nutrição e alimentação. O tema “O Tempo da Nutrição” foi explorado sob a perspetiva das diferentes etapas do ciclo de vida – com a necessária discussão sobre exposições alimentares e nutricionais em períodos críticos como a preconceção, a gestação e a infância. Discutiu-se ainda a intervenção nutricional atempada em quadros clínicos específicos. Mas não só o impacto da nutrição no desenvolvimento humano foi abordado: também o ciclo de vida dos alimentos foi discutido, de forma a garantir que chegam ao consumidor de forma segura, saudável e sustentável. O congresso dedicou ainda tempo à reflexão sobre outros desafios que se impõem à nutrição, nomeadamente os colocados pela inteligência artificial e pela comunicação em saúde, nesta era de novos modelos de comunicação e de acesso massificado a informação.
A divulgação do conhecimento gerado no XXIV CNA reforça o compromisso da Acta Portuguesa de Nutrição com a divulgação científica e o seu contributo para a descentralização da discussão em Nutrição, compromisso que se concretiza também pela publicação dos artigos científicos da presente edição, de contexto nacional, mas também internacional.
Joana Araújo - Diretora-Adjunta da Acta Portuguesa de Nutrição