EDITORIAL

Nuno Borges e

Acta Portuguesa de Nutrição 2015, 1, 02

Visualizações: 213 | Downloads PDF: 4


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

Este é o primeiro número da Acta Portuguesa de Nutrição e, naturalmente, o seu primeiro editorial. É com grande satisfação que a equipa editorial que tenho a honra de coordenar assiste a este momento. Como todos os inícios, existe sempre uma história e um contexto prévios que o justificam: neste caso, a Acta Portuguesa de Nutrição pode considerar-se uma filha da Revista Nutrícias, a anterior publicação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Sendo dela derivada, a Acta Portuguesa de Nutrição pretende todavia distinguir-se, trilhando o exigente caminho de uma revista científica com arbitragem por pares e almejando a indexação nas mais importantes bases de dados de revistas científicas. Neste aspeto, é de realçar que a Acta Portuguesa de Nutrição estará indexada na plataforma SciELO, permitindo assim uma mais ampla divulgação dos artigos que aqui se publicam. Não escondemos a nossa ambição de tornar esta revista na publicação científica de referência em Portugal, na área das Ciências da Nutrição. Mais ainda, está nos nossos horizontes a sua divulgação pelos colegas e investigadores de outros países, nomeadamente os que connosco partilham a língua Portuguesa mas também outros com os quais a Associação Portuguesa dos Nutricionistas tem laços privilegiados através da Aliança Ibero-Americana de Nutricionistas, AIBAN. Ao corpo editorial e aos revisores cabe a tarefa de conjugar este desejo de expansão com a exigência científica, da qual não abdicaremos. A todos agradecemos a renovada disponibilidade em continuar a colaborar com esta nova publicação.

Este número apresenta-nos os resumos das palestras e comunicações livres do XIV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Tratou-se de mais um relevantíssimo evento na área da Nutrição em Portugal, pela sua dimensão e qualidade. A importância da alimentação na génese e tratamento das mais importantes doenças que atualmente afligem os Portugueses torna este Congresso numa das mais importantes reuniões científicas de saúde pública no nosso país. A Acta Portuguesa de Nutrição tem o privilégio de ser o veículo que deixa para a posteridade o produto do trabalho de cada um dos participantes.

Finalmente, deixamos a todos os leitores o convite para aqui submeterem o produto da sua investigação científica e, já agora, para estarem presentes no XV Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que terá lugar no Porto nos dias 26 e 27 de maio de 2016.