Modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar - Metadata
DUBLIN CORE | PKP METADATA ITEMS | METADATA FOR THIS DOCUMENT |
---|---|---|
Title | Title of document | Modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar |
Creator | Author's name | Mariana Monteiro |
Creator | Author's name | Tânia Magalhães |
Subject | Keyword(s) | Alimentação escolar; Ambiente alimentar; Educação alimentar; Food environment; Food policy; Nutrition education; Nutrition policy; Política alimentar; Política nutricional; School feeding |
Description | Abstract | Introdução: Os hábitos alimentares das crianças e adolescentes em Portugal estão desadequados, contribuindo para o excesso de peso e para o aparecimento de comorbilidades. A teoria ecológica do desenvolvimento refere que estes hábitos são influenciados por diversos fatores, como por exemplo, pela escola (microssistema) e políticas (exossistema). A “escola” constitui-se essencial para implementar políticas nutricionais e alimentares com vista à Promoção da Saúde. Objetivos: Criar um modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar. metodologia: Pesquisa nas bases de dados Scopus, PubMed e Google Académico, de acordo com as recomendações Preferred Reported Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, utilizando a expressão de pesquisa: (student OR school) AND (nutrition OR food) AND policy, com limite temporal 2010 a 2020 e selecionando os tipos de artigo: ensaios clínicos e revisões. Resultados: O modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar que surgiu, pressupõe a coordenação por uma equipa multidisciplinar e está dividido em dois eixos: ambiente alimentar escolar (normativos legais e referenciais estratégicos relativos à alimentação escolar, para os refeitórios, bufetes e máquinas de venda automática de alimentos e bebidas; aproveitamento dos programas alimentares; marketing de alimentos e bebidas; regulação da oferta alimentar na escola em ocasiões especiais) e comunidade escolar (educação alimentar, articulação com serviços de saúde escolar; articulação com organizações governantes, entidades colaboradoras e/ou empresas de restauração colectiva). Conclusões: A existência de um modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção nas escolas. Contudo, a eficácia das intervenções que têm por base este modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar ainda não foi determinada. Encontra-se em desenvolvimento uma estratégia piloto em dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Matosinhos, que servirão de teste a este modelo. |
Publisher | Organizing agency | Acta Portuguesa de Nutrição |
Date of Reception | (YYYY-MM-DD) | 2023-02-12 |
Date of Acceptance | (YYYY-MM-DD) | 2023-06-30 |
Type | Status & genre | article |
Format | File format | |
Identifier | Uniform Resource Identifier | https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-11_ar-pdf-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-2-3-2/ |
Identifier | Digital Object Identifier (DOI) | https://doi.org/10.21011/apn.2023.3306 |
Source | Title Year, ed., pp. | Acta Portuguesa de Nutrição 2023, 33, 28-33 |