O consumo de suplementos alimentares por desportistas vem aumentando no decorrer dos anos, tornando essa prática comum em academias. O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência do consumo de suplementos por frequentadores de uma academia da cidade de Volta Redonda – RJ. Estudo transversal, realizado no período de maio a julho de 2021, por meio de aplicação de um questionário. Ao total foram avaliados 151 participantes, onde a maioria eram mulheres que realizavam exercício por motivo estético. A maioria (n = 114) utiliza ou já utilizou algum suplemento alimentar, sendo o mais reportado o Whey Protein (n = 100). Foram encontradas associações entre utilização de suplemento e sexo, estado civil, renda, ocupação, preocupação com alimentação e número de refeições consumidas. Acerca da efetividade, foi encontrada forte correlação entre objetivos alcançados e prescrição por nutricionista, bem como ausência de efeitos colaterais e prescrição por nutricionista. Conclui-se que houve elevada prevalência de utilização de suplementos alimentares, principalmente para quem objetiva resultados estéticos.
Introdução: A sarcopenia é uma síndrome geriátrica que compromete a qualidade de vida e a funcionalidade dos idosos. A literatura tem recentemente suportado que a proteína do soro do leite e aminoácidos essenciais que contêm leucina e a vitamina D, em conjunto com programas de atividade física personalizadas podem exercer efeitos positivos na prevenção e tratamento da sarcopenia nos idosos.
Objetivos: Sistematizar a evidência científica sobre o efeito da suplementação com proteína do soro do leite enriquecido em leucina e da vitamina D nos idosos com sarcopenia.
Metodologia: Analisar artigos científicos em diferentes bases eletrónicas, nomeadamente “Pubmed”, “Scopus” e “Web of Science” com publicações nos últimos 5 anos, utilizando as palavras-chave: “elderly” ou “aged”, sarcopenia”, “dietary supplements”, “leucine” e “vitamin D”. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 6 artigos.
Resultados: A maioria dos estudos demonstrou que a suplementação teve efeitos significativos no aumento da massa muscular e alguns na força e função musculares dos idosos sarcopenicos. Além disso, foi relatado que esta suplementação também induziu efeitos favoráveis na atenuação do estado inflamatório destes indivíduos.
Conclusões: A suplementação com aproximadamente 20 g de proteína do soro do leite enriquecido com 4 g de leucina e 800 IU de vitamina D, juntamente com programas de atividade física demonstraram efeitos benéficos na estimulação da síntese proteica e também na preservação muscular dos idosos sarcopenicos.