Os extratos de arando têm vindo a ser testados como suplemento nutricional eficaz na prevenção das infeções do trato urinário, sendo considerados uma alternativa natural ao uso da terapêutica antibiótica. O arando apresenta uma composição rica em flavonóides cujo papel aparenta estar envolvido na redução da prevalência e da sintomatologia das infeções do trato urinário. Ao que parece, a eficácia dos seus compostos ativos na prevenção bacteriana depende se este é consumido sob a forma natural do fruto (baga), em sumo ou, por outro lado, se é suplementado através de cápsulas, comprimidos ou produtos gelatinizados.

Os principais objetivos da presente revisão narrativa da literatura centram-se em dois pontos principais: (1) rever os argumentos existentes na literatura acerca do papel do arando na prevenção das infeções do trato urinário; (2) identificar quais os produtos à base de arando mais eficazes na prevenção deste tipo de infeções.

A utilização de nutrição entérica tem um papel importante na recuperação da criança ou adolescente desnutrido, ou em risco de desnutrição. Atualmente, existe uma ampla gama de dietas entéricas que surgiram ao longo dos últimos 15 anos, como consequência do avanço tecnológico e do conhecimento relativo às necessidades em macro e micronutrientes adequadas a cada doente. É por isso objetivo do presente trabalho fornecer uma atualização qualitativa, e quantitativa, das fórmulas entéricas que se encontram disponíveis no mercado português até ao mês de janeiro de 2021.