Introdução: Colaborações em projetos de pesquisa entre universidade e indústria deve ser incentiva na área de nutrição, a fim de potencializar o desenvolvimento sustentável no setor.
Objetivos: Investigar padrões nos relatos de experiências de pesquisadores académicos em projetos com a indústria de alimentos.
Metodologia: Pesquisadores académicos na área de nutrição responderam a um questionário eletrónico quanto aos seus interesses, envolvimento, interdependência, influência e potencial impacto em projetos em parceria com a indústria de alimentos. A análise temática do tipo teórica latente foi aplicada.
Resultados: Dezassete pesquisadores académicos responderam à pesquisa, eles exerciam funções de líder do grupo de pesquisa (23,5%, n=4), pesquisador sénior (29,5%, n=5), pós-graduando em nutrição no nível doutorado (23,5%, n=4) e especialistas em nutrição (23,5%, n=4). Cinco temas foram encontrados dentro dos relatos, sendo 3 deles identificados como benéficos: “Recurso financeiro para pesquisa” (tema 1), “crescimento pessoal e profissional” (tema 2) e “relevância socioeconómica” (tema 3), e 2 como barreiras dessa parceria: “prioridades distintas” (tema 4) e “falta de credibilidade da indústria” (tema 5).
Conclusões: Pesquisadores académicos em Nutrição identificaram a falta de credibilidade e a divergência de prioridades da indústria de alimentos como os principais obstáculos para projetos de colaboração em pesquisa.