A literacia nutricional é um componente fulcral da literacia em saúde, e tem sido associada positivamente à prática de uma alimentação saudável. Os instrumentos atuais de medição deste conceito têm a desvantagem de depender bastante da capacidade dos participantes para ler ou fazer cálculos matemáticos, dificultando a sua aplicação em indivíduos com baixa escolaridade. Avaliam apenas conhecimentos teóricos, pelo que também não refletem diretamente a relação entre estes conhecimentos e a capacidade de fazer escolhas alimentares adequadas. O projeto NUTLY pretendeu ultrapassar algumas destas limitações, através do desenvolvimento de um instrumento de medição da literacia nutricional baseado em fotografias, e validação para aplicação na população adulta residente em Portugal. O instrumento NUTLY tem como premissa a comparação de alimentos com diferentes perfis nutricionais, focando-se em conhecimentos e competências com relevância prática para a escolha alimentar. O objetivo do presente artigo é divulgar esta ferramenta entre profissionais de saúde a exercer funções em Portugal, bem como discutir as suas principais potencialidades de aplicação (nomeadamente nos contextos da educação alimentar, saúde pública, investigação científica e nutrição clínica).
Tradução e adaptação transcultural da Escala Food and Nutrition Literacy (FNLIT) em adolescentes portugueses
Introdução: O nível de Literacia Nutricional e de Literacia Alimentar tem sido associado a benefícios na saúde. A escala Food and Nutrition Literacy avalia o nível de Literacia Alimentar e Literacia Nutricional em adolescentes iranianos. Não existe, à data, nenhuma ferramenta traduzida e adaptada para a língua portuguesa que avalie a Literacia Alimentar e a Literacia Nutricional.
Objetivos: Traduzir e adaptar transculturalmente a escala Food and Nutrition Literacy para a língua portuguesa em adolescentes portugueses.
Metodologia: Após a obtenção da versão portuguesa da escala (por um processo de tradução e retro tradução), procedeu-se à sua adaptação transcultural através da participação de 30 adolescentes numa entrevista semi-estruturada com a aplicação direta de uma versão preliminar da escala. Realizou-se a análise qualitativa das transcrições e reformulou-se a escala. Solicitou-se a revisão e validação da escala a um painel de peritos. Calculou-se, o Índice de Validade de Conteúdo e a Média do Índice de Validade do Conteúdo da Escala para a relevância, adequação e clareza de cada item. Os itens com um Índice de Validade de Conteúdo<0,83 foram reformulados.
Resultados: Oito adolescentes (30,8%) apresentaram um nível de literacia moderada. As raparigas apresentaram uma pontuação significativamente superior à dos rapazes (69,4% vs. 64,3%, p=0,021). A subescala “Literacia crítica em alimentação e nutrição” foi a que teve uma menor mediana de pontuação (30,8%). Este trabalho culminou na obtenção da versão final da escala em língua portuguesa.
Conclusões: Com esta escala será possível quantificar o nível de Literacia Alimentar e Literacia Nutricional dos adolescentes portugueses e avaliar a efetividade dos projetos de intervenção e políticas alimentares relacionadas com esta temática nesta faixa etária.