Introdução: A diabetes gestacional é uma das complicações mais comuns da gravidez, associada a altos níveis de inflamação. É caracterizada por alterações do metabolismo glicémico e lipídico num ambiente de inflamação de baixo grau. A terapêutica nutricional tem demonstrado ser coadjuvante ou alternativa ao tratamento farmacológico.
Objetivos: Rever sistematicamente e avaliar criticamente as diretrizes mais recentes da terapêutica nutricional para o tratamento da diabetes gestacional.
Metodologia: Para a realização desta revisão sistemática, realizou-se uma pesquisa no motor de busca PubMed, utilizando os descritores “gestational diabetes” AND “nutrition”, tendo considerado somente a evidência proveniente de estudos experimentais e publicados desde 2018, até à atualidade. A qualidade dos estudos foi avaliada pela aplicação da ferramenta, Cochrane risk of bias tool (RoB2). Foram incluídos 26 estudos.
Resultados: A maioria dos estudos demonstrou que as intervenções dietéticas em grávidas com diabetes gestacional, abrangendo suplementação nutricional, alimentos e padrões alimentares, tiveram efeitos positivos no perfil lipídico, no controlo glicémico, no estado inflamatório, no stress oxidativo, entre outros.
Conclusões: A intervenção dietética na diabetes gestacional revelou ter efeitos na redução da necessidade de tratamento farmacológico, na melhoria da glicemia e dos parâmetros relacionados.