Atualmente o uso da internet e da telemedicina no tratamento das alterações psicológicas tem aumentado exponencialmente, mostrando as mais variadas vantagens do uso da tecnologia digital em programas de prevenção e tratamento em saúde. O objetivo deste trabalho é perceber a utilização e efetividade das tecnologias digitais no tratamento dos doentes com Perturbações do Comportamento Alimentar.

Para tal realizou-se uma pesquisa de artigos científicos em bases de dados relevantes do qual resultaram 27 artigos incorporados neste estudo.

As tecnologias digitais, desde sites web, aplicações para smartphones, mensagens de texto por telemóvel ou e-mail e a realidade virtual podem ser usados no recrutamento, na autoajuda, na Terapia Cognitivo Comportamental e monitorização do tratamento nos doentes com Perturbações do Comportamento Alimentar, tendo-se revelado eficazes e úteis. Além disso são vistas pelos doentes como vantajosas e facilitadoras do processo de tratamento, porém necessitam ser aprimoradas e personalizadas a cada tipo de doente.

No entanto, apesar dos benefícios comprovados, a ciência carece ainda de estudos que mostrem a eficácia do uso das novas tecnologias, especialmente nas Perturbações do Comportamento Alimentar.