Comportamento alimentar, locus de controlo de saúde e estádios de mudança em estudantes do ensino superior
Eating behaviour, health locus of control and stages of change among undergraduate students
Marta Are, Eduila Santos, Bruno MPM Oliveira, Flora Correia e Rui Poínhos
Acta Portuguesa de Nutrição 2022, 29, 34-38 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2022.06
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Resumo
Introdução: O locus de control e os estádios de mudança face a uma alimentação saudável podem estar relacionados com o comportamento alimentar. No entanto, os estudos que avaliam a relação entre locus de controlo e dimensões do comportamento alimentar são escassos e não encontramos estudos que avaliem a relação entre estádios de mudança e dimensões do comportamento alimentar.
Objetivos: Estudar as relações entre comportamento alimentar, locus de controlo para a saúde e estádios de mudança face a uma alimentação saudável em estudantes portugueses do ensino superior.
Metodologia: Para além do locus de controlo de saúde e dos estádios de mudança face a uma alimentação saudável foram avaliadas as seguintes dimensões do comportamento alimentar: ingestão externa, ingestão emocional, restrição alimentar (controlo rígido e controlo flexível), ingestão compulsiva e auto-eficácia alimentar.
Resultados: Foram avaliados 267 estudantes (63,7% do sexo feminino) com idades entre os 18 e os 27 anos. Nos homens o comportamento alimentar não mostrou associações significativas com o locus de controlo. Nas mulheres, a ingestão compulsiva associou-se negativamente com o locus de controlo interno; a auto-eficácia alimentar revelou uma associação mista com o locus de controlo interno, dependendo do fator usado para o avaliar. Relativamente aos estádios de mudança, os participantes no estádio de manutenção apresentaram menor ingestão externa e ingestão compulsiva (ambos os sexos), menor ingestão emocional e maior auto-eficácia alimentar (mulheres) e maior controlo rígido nos homens mas maior controlo flexível nas mulheres, quando comparados com participantes em (pré-) contemplação.
Conclusões: Os estádios de mudança e o locus de controlo relacionam-se com o comportamento alimentar em estudantes do ensino superior, podendo ser úteis para desenhar intervenções precoces e direcionadas para cada sexo.
Abstract
Introduction: Locus of control and stages of change towards healthy eating may be related with eating behaviour. However, studies that evaluate the relationship between Locus Control and eating behaviour dimensions are scarce, and studies were found evaluating the relationship between stages of change and eating behaviour dimensions.
Objectives: To study the relationships between eating behaviour and health locus of control and stages of change towards healthy eating among Portuguese higher education students.
Methodology: Besides health locus of control and stages of change towards healthy eating, the following eating behaviour dimensions were assessed: external and emotional eating, dietary restraint (rigid and flexible control of eating behaviour), binge eating and eating self-efficacy.
Results: 267 students (63.7% females; 18 to 27 years) were assessed. Among males, eating behaviour had no significant associations with locus of control. Among females, binge eating was negatively associated with internal locus of control; eating self-efficacy presented a mixed association with internal locus of control, depending on the factor used to assess it. Regarding stages of change, participants in the maintenance stage presented lower external and binge eating (both sexes), lower emotional eating and higher eating self-efficacy (women) and higher rigid control among men but higher flexible control among women, when compared to those in (pre-)contemplation.
Conclusions: Stages of change and locus of control are related to eating behaviour among higher education students and may be useful to design early and sex-directed interventions.
Palavras-chave: Comportamento alimentar, Eating Behaviour, Estádios de mudança, Locus de control, Locus of control, Modelo Transteórico, Social Learning Theory, Stages of change, Teoria da Aprendizagem Social, Transtheoretical Model