Alimentos com e sem glúten – análise comparativa de preços de mercado

Daniela Afonso, Rita Jorge, Ana Catarina Moreira e

Acta Portuguesa de Nutrição 2016, 4, 10-16 , https://dx.doi.org/10.21011/apn.2016.0403

Visualizações: 32 | Downloads PDF: 3


Download PDF See metadata Add to Mendeley Cite

Resumo

A doença celíaca é uma doença autoimune que se traduz numa sensibilidade alimentar crónica ao glúten, que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis. Em consequência da ingestão de glúten o organismo desenvolve uma reação imunológica contra o próprio intestino. A dieta isenta de glúten é o único tratamento conhecido para esta patologia, adotada para toda a vida, deve ser rigorosa, completa, equilibrada e variada.

O presente estudo pretende comparar preços entre categorias de produtos alimentares sem glúten e produtos equiparáveis com glúten. É também objetivo do estudo avaliar o impacto desta despesa no rendimento familiar associado ao cumprimento de uma dieta sem glúten e comparar os resultados da presente recolha de dados com um estudo anterior.

O preço por quilograma dos produtos específicos sem glúten e dos produtos com glúten foi recolhido através de consulta online. Analisou-se o preço por tipo de produto incluído nas 7 categorias alimentares (pão, massas, farinha, cereais de pequeno-almoço, bolachas/bolos, barras de cereais e alimentação preparada), de todos os produtos específicos sem glúten, e procedeu-se à recolha de preços de um igual número de produtos equiparáveis com glúten. Atualizou-se o preço dos alimentos incluídos num cabaz alimentar essencial com glúten, desenvolvido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Em todas as categorias de produtos analisadas foram mais caros os Produtos Alimentares Específicos sem Glúten. As maiores diferenças de preço dos produtos específicos sem glúten em relação aos com glúten são observadas na categoria das massas, pão e bolachas. O preço do cabaz alimentar essencial sem glúten representa um aumento de 26% em relação ao equivalente com glúten. O custo acrescido para uma família seguir a Dieta Isenta de Glúten para um mês é de 110 €, e semanal por indivíduo de 8,6 €.

O presente estudo demonstra que, em todas as categorias, os Produtos Alimentares Específicos sem Glúten estudados são mais dispendiosos que os produtos alimentares equiparáveis com glúten. O custo do cabaz alimentar essencial sem glúten é superior em relação ao equivalente com glúten, representando mais de metade do orçamento das famílias com 2 adultos, que auferem o ordenado mínimo nacional. Em comparação com um estudo realizado anteriormente a diferença entre preços de Produtos Alimentares Específicos sem Glúten e com glúten diminuiu na maioria das categorias.